Deixe o sol pagar a sua conta de luz

Saiba como funciona a energia solar fotovoltaica e conheça todo o processo que transforma luz solar em energia elétrica.

Deixe o sol trabalhar para você.

A energia solar refere-se à energia cuja fonte é o Sol.
Basicamente, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. Simples, não?
Aqui você vai conhecer em detalhes todas as etapas desse processo de transformação.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

O funcionamento da energia solar se dá pelo efeito fotovoltaico: os painéis solares recebem e coletam a luz do sol. Eles transformam essa luz recebida em energia elétrica, que é levada até o inversor solar.
No inversor solar ocorre a conversão do tipo de corrente (de corrente contínua para corrente alternada).
Então, a energia é distribuída para sua residência ou comércio.

Durante o dia, os painéis solares captam a luz do sol e geram energia. A incidência direta da radiação solar é muito importante para que as células fotovoltaicas apresentem a melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica, pois, quanto mais luz direta o painel solar recebe, mais energia elétrica será gerada.
O resultado disso é a liberação de corrente elétrica contínua, captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltaico.

Essa corrente é então enviada para o inversor, aparelho que transforma essa energia de corrente contínua para corrente alternada, ou seja, ele é o responsável por converter essa energia para as características da rede elétrica local.
Além disso, o inversor garante a segurança do sistema fotovoltaico e gera informações sobre a produção de energia, colaborando para monitorar a produtividade do sistema.

Depois de passar pelo inversor, a energia solar já pode ser usada para alimentar qualquer aparelho da casa ou empresa, como geladeiras, lâmpadas, aparelhos de ar condicionado, câmaras frias e maquinários, por exemplo, gerando assim economia na conta de luz.
Viu só como é simples?

Produção anual e balanço energético

O gráfico apresenta a produção de energia estimada ao longo do ano,
comparada com o histórico de consumo mensal.

De uma maneira geral, o consumo de energia é menor durante o inverno. Isso porque, por estar mais frio, não utilizamos muito aparelhos de ar condicionado, geladeiras e câmaras frias consomem menos, entre outros fatores.
Durante esses meses, o sistema fotovoltaico produz mais energia do que consumimos, gerando créditos que podem ser usados para compensar o consumo que é maior durante o verão.

Créditos Energéticos

Como vimos no gráfico acima, o seu sistema é dimensionado para cobrir os seus gastos mensais com energia. Mas esse valor pode variar. Se nem toda a energia gerada pelo seu sistema for consumida, esse excedente volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional).
Todo o excedente da energia gerada é injetado na rede da distribuidora.
Essa energia excedente que vai para a rede se transforma em 'créditos de energia' para serem utilizado nos meses em que o seu consumo é maior do que o sistema gerou.
Os créditos energéticos podem ser usados em até 5 anos.
Também é possível enviar o excedente para abater outras contas de energia, desde que estas estejam na mesma titularidade e sejam atendidas pela mesma concessionária de energia.

Qual impacto um sistema de energia solar fotovoltaico tem na conta de energia?

1 Cobre 100% do seu consumo

A primeira coisa que devemos saber é que o sistema fotovoltaico pode cobrir 100% do seu consumo. A energia consumida durante a noite é compensada pelos créditos gerados durante o dia.

2 A economia chega até a 95%

Por mais que o sistema cubra todo o seu consumo, ainda existem taxas mínimas cobradas pela concessionária de energia. Essas taxas mínimas é o que restará na sua fatura para ser pago mensalmente.
Para tarifas residenciais, essa taxa varia entre 30kWh (monofásico) e 50kWh (bifásico) por mês. Para tarifas comerciais, essa taxa é equivalente a 100 KWh, cerca de R$80,00.

3 Pode abater várias contas

O sistema pode ser dimensionado para abater várias contas de energia, gerando economia para todas ao mesmo tempo, através do excedente.

Quais são as vantagens de instalar um sistema de energia solar?

Além da enorme economia na conta de energia, existem várias outras vantagens em se instalar um sistema de energia solar fotovoltaico no seu imóvel.

É uma energia sustentável

Essa modalidade de geração de energia é totalmente limpa e renovável, não gerando nenhum resíduo ou impacto negativo para o meio ambiente.

Baixíssima manutenção

Depois de instalado o sistema, os cuidados requeridos envolvem somente a limpeza e a fiscalização dos painéis solares. Tanto esses equipamentos quanto os inversores são feitos para trabalhar continuamente.

Altíssima durabilidade

Além da baixa manutenção, a vida útil dos componentes do sistema fotovoltaico é longa. Os módulos têm garantia de eficiência de 25 anos!

Valoriza o seu imóvel

Além de deixar o imóvel mais moderno e arrojado, por se tratar de uma fonte de energia limpa e muito mais barata,possibilita que o proprietário do imóvel tenha mais liberdade para instalar e utilizar equipamentos eletrônicos em sua casa, sem medo de surpresas na conta no final do mês..

Linhas de financiamento exclusivas

As linhas de crédito para energia solar recebem incentivos por ser uma fonte renovável e sustentável, o que faz com que as taxas de financiamento sejam das mais baratas do mercado e o retorno do investimento seja recuperado em poucos anos, tornando o investimento extremamente compensatório.

Isenta você dos aumentos de tarifa

Ao instalar energia solar, você fica isento dos aumentos de tarifa, bem como das bandeiras tarifárias (amarela, vermelha, etc) aplicadas periodicamente na conta de energia.

Contribui para a preservação do meio ambiente

redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais são algumas das contribuições da energia solar fotovoltaica para o meio ambiente.

Fácil instalação em quase qualquer lugar

Seja casa residencial, prédio comercial ou residencial ou até mesmo indústria, fazendas, em todos esses locais é possível instalar o sistema de geração de energia fotovoltaica. Para isso, basta que haja espaço no local para colocar os painéis solares

Economia de até 95% na sua conta de energia

Não podemos deixar de citar a grande diferença que o uso da energia solar traz para o seu bolso. Isso significa que a redução no valor da sua conta é de até 98% e imediata. É necessário apenas pagar a taxa obrigatória da concessionária.